top of page

AFINAL, O QUE É O

EVANGELHO?

Deus criou todas as coisas com perfeição e bondade, para a sua glória

“Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: - Sede fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na” (Gn 1.27-28). Ora, “Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom” (v. 31).

 

Mas os seres humanos pecaram

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu. Então os olhos de ambos se abriram” (Gn 3.6-7). O ser humano achou que podia ser o seu próprio deus e, assim, pecou, dando as costas para o seu Criador.

 

Em sentimentos, palavras e ações (ou omissões) o ser humano é um pecador

“Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.10, 11, 23). “Todo o que comete pecado é escravo do pecado” (Rm 8.34). O ser humano demonstra a sua pecaminosidade a partir de seus pensamentos e ações, pois ele vive em escravidão.

 

A tentativa de auto-salvação está presente em todas as religiões

“Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3.20). Quanto mais o ser humano se esforça para fazer o bem e apaziguar a sua consciência, pesada em razão da escravidão do pecado, mais ele percebe a sua incapacidade para lidar com o mal que nele está.

 

Deus, sendo rico em misericórdia, resolveu salvar o ser humano

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos... mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.4-5, 8-9). “Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11). Jesus Cristo é a boa notícia, o evangelho, de que Deus perdoou os nossos pecados por meio do sacrifício do seu Filho.

 

Salvação é vida eterna recebida pela fé em Cristo

“Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo” (Rm 10.9). A experiência de confiar em Cristo para a salvação é o que garante a paz com Deus e a vida eterna.

 

Salvo, o cristão serve a Deus e aos outros em amor

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10). Salvo em Cristo pela graça e mediante a fé, o ser humano serve a Deus e ao próximo com alegria e generosidade, sem esperar nada em troca.

bottom of page