Foto do escritorCarolina Lo Iacono

O Culto Familiar | Série Discipulado Familiar

Atualizado: 18 de set. de 2020

O culto familiar não é um culto completo como o realizado nas reuniões da igreja, mas é um breve período, em meio à rotina da casa, de devoção a Deus em família.

Em Dt 6.4-9, Deus instrui seu povo a amá-lo e a guardar seus mandamentos no coração, mas também a falar da sua Palavra aos filhos em meio à rotina diária, enquanto são realizadas as mais diversas tarefas, e também quando todos vão deitar ou levantar.

O ensino espontâneo realizado ao longo dos dias é fundamental, pois demonstra uma fé viva e prática. Mas também é de suma importância que sejam separados momentos específicos para se cultuar ao Senhor em família. Nesses momentos, a família unida louva a Deus e é levada ao ensino da Palavra, que alimenta, além de apresentar diante de Deus suas petições em oração, de maneira simples e natural.

O culto familiar pode ter a duração de 10 a 25min (dependendo da idade das crianças), sendo composto basicamente de três momentos: cânticos, leitura bíblica e oração.

O momento dos cânticos deve conter músicas (inclusive salmos) que falem sobre quem é Deus, seus feitos, seu amor e sua graça para conosco em Jesus Cristo. No caso das crianças pequenas, devem ser utilizadas músicas simples, que elas consigam acompanhar, de preferência contendo gestos a serem repetidos. Aqueles que tocam algum instrumento também podem acompanhar as canções.

Em seguida, passa-se à leitura bíblica. Nesse momento, o pai ou a mãe leem o trecho previamente selecionado para o dia do culto familiar. Em seguida, explica-se o seu sentido e conversa-se sobre a sua aplicação na vida de cada um. Quando as crianças são mais novas, pode ser realizada a leitura de histórias bíblicas com uso de livros ilustrados e textos apropriados a cada faixa etária, fazendo-se perguntas diversas sobre o que foi lido. É importante incentivar o diálogo sobre as Escrituras. Quando as crianças são mais velhas, lê-se uma passagem bíblica, conversando-se em seguida sobre como é possível aplicar o que foi aprendido, de forma prática. Novamente, o diálogo é importante, e ele pode também contar com perguntas e respostas. Se algo não puder ser respondido no momento, todos podem combinar de procurar juntos a resposta mais tarde.

O culto familiar termina com um momento de oração de uns pelos outros e em voz alta. As orações são breves e com palavras simples, a fim de que todos possam compreender o que foi orado. Ora-se com gratidão pelos feitos de Deus e por sua bondade, também apresentando a Ele as necessidades de cada um. É interessante fazer uma lista de oração por escrito contemplando familiares, os irmãos, a igreja e outras questões específicas levantadas em conjunto.

Separe um tempo em meio à rotina para cultuar ao Senhor com a sua família. Escolha, de preferência, um dia e um horário fixos na semana, que sejam adequados a todos, permitindo a constância e a participação de cada um. Os pais desempenham um papel fundamental nesse discipulado cristão, pois eles são vocacionados por Deus para criarem seus filhos “na disciplina e admoestação do Senhor” (Ef 6.4).