top of page
Foto do escritorCarolina Lo Iacono

Um Só Povo


Somos todos seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, dotados de inteligência, habilidades e capacidades diversas. Não existe qualquer argumento, seja científico ou mesmo bíblico, que justifique a separação entre raças humanas, exaltando alguns em detrimento de outros. No entanto, diariamente nos deparamos com uma sociedade dividida por diversas razões, sendo o racismo uma delas. Ao longo da história da humanidade, assumindo diferentes manifestações, ele sempre se fez presente. Cada ação dessa natureza despreza a imagem de Deus nos seres humanos, e, muito mais do que uma questão cultural e histórica, o racismo é decorrente de um problema do coração. Por causa do mal que reside no coração do ser humano é que as atitudes exteriores de desprezo, discriminação e violência acontecem. Jesus mesmo alertou seus discípulos certa vez de que a verdadeira contaminação acontece de dentro para fora, a partir dos desejos que estão no íntimo do coração, pois são eles que direcionam as palavras e ações de cada um (Mt 15.18-20).


O olhar para o próximo que parte de um coração não curado vê primeiro as diferenças, catalogando e ranqueando erroneamente seu semelhante com base em suas singularidades. O evangelho nos abre os olhos para que em primeiro lugar vejamos a imagem de nosso Deus em cada homem, mulher e criança que ele criou, e em segundo plano as particularidades de cada indivíduo, que longe de justificarem divisão, servem para compor o lindo mosaico da criação divina.


Se o pecado divide, o evangelho une. Pela graça salvadora de Jesus Cristo, somos adotados. Sem levar em conta méritos pessoais, e a despeito de nossas falhas e imperfeições advindas do pecado, Cristo nos oferece reconciliação, amor e perdão. Pela fé, somos filhos de Deus, um só povo. Da mesma forma como nos recebe, o evangelho orienta nosso olhar para o semelhante. “Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; escravo nem livre; [negro nem branco]; homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”Gl 3.28



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page